Mãe pode saber tudo sobre óleo de cozinha, se ela quiser, como também pode ser especialista em manutenção de carro. Quem decide é ela!
lubrificante certo para o carro

Cinco dicas para a mãe moderna escolher o lubrificante certo para o carro

O Dia das Mães está chegando e, para a Autotrac, elas são protagonistas não só das famílias, mas também das próprias vidas. Mãe pode saber tudo sobre óleo de cozinha, se assim ela quiser, como também pode ser especialista quando o assunto é manutenção do carro. Quem decide é ela! Pensando nisso, por ser líder de mercado em tecnologia relacionada a veículos, a empresa separou dicas para as mães modernas acertarem na hora de escolher o lubrificante certo e cuidar do próprio automóvel. Com a ajuda do rastreador veicular One Carro, elas acompanham o que valorizam de perto, 24 horas por dia.

Lubrificação, limpeza e refrigeração. O óleo para motor de carro serve e é importante para essas três coisas. Por isso, deve ser escolhido com atenção e cuidado. Por ter tantas utilidades e por conta da variedade de marcas e tipos, o lubrificante é causa comum de dúvidas. Para você, mãe moderna e independente que cuida do próprio carro, a única regra é seguir as recomendações da montadora, que estão no manual do veículo, sempre obedecendo aos prazos. No mais, também é bom conferir as cinco dicas que a Autotrac separou:

Fique atenta ao tipo de óleo

Veja no manual qual é o tipo de óleo indicado para o veículo: sintético, semissintético ou mineral. Eles têm formulações diferentes e são desenvolvidos conforme o motor. Por esse motivo, só complete ou troque o óleo do seu carro com o mesmo tipo indicado.

Observe viscosidade e desempenho

Os óleos também têm especificações quanto à viscosidade e ao desempenho. Fique atenta a elas! A viscosidade aparece junto da sigla SAE, acompanhada de números e da letra “W”. Por exemplo: SAE 5W-30.

Já o desempenho é mostrado com as siglas API (SN, SM, SJ…) ou ACEA (A3-02, A3-08…). As indicações também podem ser encontradas no manual do veículo e as informações do lubrificante, no rótulo da embalagem.

lubrificante certo para o carro

Evite confusões entre as finalidades dos óleos

Nunca use óleo de moto no seu carro. Ele não só tem composição distinta, como também passa por testes diferentes. Também nunca experimente no motor os óleos feitos para outros componentes do veículo, como o da direção hidráulica.

Não use qualquer produto

Desconfie se alguém disser que o seu carro pode usar qualquer tipo de óleo. Os lubrificantes são desenvolvidos e testados especificamente para cada motor. O uso do produto errado pode provocar desgaste nas peças, aquecimento, sujeira e consumo excessivo de combustível.

Não use aditivos no óleo

Os aditivos são importantes para melhorar as condições de lubrificação, para ajudar na limpeza e para aumentar a vida útil do motor. A grande questão é que os óleos já trazem esse elemento nas suas fórmulas. Por isso, não é necessário colocar aditivos adicionais no lubrificante. A prática pode até alterar o funcionamento do motor.

E já que estamos falando de cuidados com o seu automóvel, que tal uma dica a mais? Com um rastreador veicular Autotrac One Carro, você não só acompanha o que valoriza 24 horas por dia, pela tela do celular ou tablet, como também é protagonista da própria vida.

Confira no blog da Autotrac como os produtos e serviços da empresa que é líder de mercado em tecnologia de rastreamento de veículos podem ser úteis no seu dia a dia. Conheça a linha completa de rastreadores e compre já os seus!

Fonte: Petrobras

Leia também:

Cinco mitos e cinco verdades sobre o ar-condicionado do carro

Saiba como fazer a manutenção de câmbios automáticos

Hora de revisar o carro para uma viagem? Faça o checklist da Autotrac!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *