Quem acompanha o blog da Autotrac já sabe a importância da calibragem de pneus. Pensando nos clientes e nos seguidores das redes, a empresa líder em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos preparou outro texto para explicar que a medida não só garante a conservação e a segurança do automóvel como também proporciona economia […]
Calibragem de pneus

Calibragem de pneus: quando e como calibrar

Quem acompanha o blog da Autotrac já sabe a importância da calibragem de pneus. Pensando nos clientes e nos seguidores das redes, a empresa líder em tecnologia de rastreamento e monitoramento de veículos preparou outro texto para explicar que a medida não só garante a conservação e a segurança do automóvel como também proporciona economia com manutenção e combustível. Já que estamos falando desse assunto, reforçar alguns pontos básicos nunca é demais! Confira as dicas abaixo e saiba quando e como calibrar os pneus do seu carro:

Quando calibrar

Quem determina a calibragem de pneus ideal é a montadora do veículo, de acordo com testes feitos durante a homologação deles. A orientação de grande parte dos fabricantes é que os pneus sejam calibrados a cada 15 dias, sempre quando estiverem frios. Ou seja: pela manhã e tendo rodado no máximo uns três quilômetros, que deve ser a distância suficiente da sua casa até o posto de combustível mais próximo.

Como calibrar

Antes de mais nada, o primeiro passo da calibragem é saber quais as pressões adequadas para os pneus do seu carro. Existem basicamente duas orientações para cada tipo: uma para quando for rodar com pouco peso, o que normalmente acontece na cidade, e outra para quando for rodar com muito peso, como quando pegamos a estrada, por conta dos passageiros e das bagagens.

Em alguns carros, a tabela com as especificações costuma estar fixada na porta do motorista ou, assim como em algumas motos, próximo à tampa do tanque de combustível. Se não estiver em nenhum desses locais, as pressões adequadas também costumam ser informadas no manual do automóvel, na parte que trata dos pneus.

Calibragem de pneus

Normalmente, as pressões são indicadas em pelo menos duas medidas diferentes, BAR e PSI. No Brasil, a unidade padrão, utilizada tanto pelas montadoras dos veículos quanto pelos fabricantes de bombas, é a PSI (Pound Per Square Inch, em inglês, ou libra por polegada quadrada, na tradução literal para o português). Por isso, fique atento para não confundir!

Depois de descobrir qual é a pressão ideal, o procedimento é simples:

– Digite o valor no indicador da bomba de ar.

– Retire as tampas das válvulas dos pneus.

– Vá até o primeiro pneu e encaixe a mangueirinha ali, até que soe o apito.

– Repita o procedimento em todos os pneus.

– Pronto! Tampe novamente as válvulas e os seus pneus estarão calibrados!

Simples, não é? Qualquer um pode fazer! Mas, se você não leu o outro texto que a Autotrac publicou, deve ter ficado curioso, por exemplo, com relação a como a calibragem de pneus pode influenciar na conservação e na manutenção do veículo. Clique aqui, dê um pulinho lá e descubra!

Outra forma de zelar pela segurança do seu veículo e economizar combustível é com a ajuda dos rastreadores One Carro ou Moto. Com o Supervisor One, o aplicativo dos dispositivos da Autotrac, além de monitorar o seu veículo 24 horas por dia, você pode manter um histórico dos abastecimentos e ter o controle do consumo. Adquira já o seu rastreador Autotrac One e acompanhe o que você valoriza!

Leia também:

Saiba a importância de calibrar os pneus e economize combustível

Oito dicas para fazer a manutenção de câmbios automáticos

Mantenha o banco de couro do seu carro limpo com cinco dicas

Deixe seu comentário

Já vai embora?

Fica mais um pouco e conta pra gente porque você não comprou ainda:

Marque quantas opções desejar