Renovar a Carteira Nacional de Habilitação pode ser uma tarefa mais fácil para quem, além de saber direitinho o que é preciso fazer, conta com o aplicativo Supervisor One da Autotrac para lembrar o dia do vencimento da CNH. Pensando nisso, a empresa líder de mercado quando o assunto é tecnologia de monitoramento e rastreamento […]
tudo sobre a renovação da CNH

Dúvidas frequentes e dicas: tudo sobre a renovação da CNH

Renovar a Carteira Nacional de Habilitação pode ser uma tarefa mais fácil para quem, além de saber direitinho o que é preciso fazer, conta com o aplicativo Supervisor One da Autotrac para lembrar o dia do vencimento da CNH. Pensando nisso, a empresa líder de mercado quando o assunto é tecnologia de monitoramento e rastreamento veicular, que já ajuda você a não perder o prazo, separou dicas relacionadas às dúvidas mais comuns na hora de colocar a autorização para dirigir em dia. Confira:

Quando devo renovar a CNH?

A validade da CNH é a mesma do exame médico feito para a obtenção da licença. Para condutores com menos de 65 anos, ela vale por até cinco anos. Acima dessa idade, o limite passa a ser três anos. A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação, e o motorista pode dirigir com o documento vencido por até 30 dias.

Onde devo renovar a CNH?

A renovação da CNH deve ser solicitada pessoalmente ou pela internet no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) no qual o documento está registrado. Em alguns estados e no Distrito Federal, a renovação também pode ser feita diretamente em clínicas credenciadas.

Quais os passos para renovar a CNH no Detran?

– Quando necessário, faça o agendamento pessoalmente ou no site do Detran do seu estado.

– Compareça ao órgão (com o protocolo de agendamento e na data marcada, se for o caso) com os documentos necessários.

– Faça o exame médico em uma clínica credenciada. Taxistas, motoristas de ônibus ou quem exerce atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas precisam fazer também o exame psicotécnico.

– Pague a taxa de renovação da CNH.

– Retorne ao Detran com o resultado do exame médico (e psicotécnico, se for o caso) e o comprovante de pagamento para finalizar o procedimento.

– Retire a habilitação no Detran no prazo informado ou aguarde o envio do documento pelos Correios para o endereço cadastrado.

Quais documentos são necessários para renovar a CNH?

– Original e cópia da CNH ou RG mais CPF.

– Original e cópia de comprovante de endereço emitido há até três meses (energia elétrica, água, gás ou telefone, carnê do IPTU ou correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais).

– Comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH.

– Protocolo de agendamento, quando for o caso.

– Formulário com resultado do(s) exame(s) entregue pelo médico (e psicólogo, quando for o caso).

Os documentos devem estar em perfeito estado de conservação e ter fotos atuais.

Como renovar a CNH vencida há mais de 30 dias?

O procedimento para renovar a CNH vencida há mais de 30 dias é o mesmo de uma que ainda não venceu. Não há problema algum em renovar o documento depois do prazo de validade dele, o cidadão só não pode dirigir após 30 dias do vencimento da habilitação.

tudo sobre a renovação da CNH

Como renovar a CNH suspensa?

A CNH é suspensa quando o motorista atinge número igual ou superior a 20 pontos de infração no período de um ano ou se for autuado por uma do tipo gravíssima que seja automaticamente suspensiva. Após o período de defesa, caso esta não seja aceita ou até mesmo apresentada, a penalidade (que pode variar de 1 a 12 meses) é aplicada. Em caso de reincidência, ela passa a ser de 6 a 24 meses.

Nesse caso, o cidadão deve comparecer ao Ciretran ou Detran para entregar a habilitação e receber uma autorização para a realização de um curso de reciclagem. A partir daí, o prazo de suspensão começa a ser contado e, após o cumprimento da penalidade, é possível seguir o procedimento padrão de renovação e reaver a habilitação.

Como proceder se minha CNH for cassada?

O motorista terá a CNH cassada se dirigir durante o período de suspensão ou se for reincidente, no prazo de 12 meses, nas infrações previstas no Inciso III do Artigo 162 e nos Artigos 163, 164, 165, 173, 174 e 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O período de cassação sempre será de dois anos.

Cumprida a punição da cassação, para reaver a habilitação e voltar a dirigir, o motorista terá de passar por um curso de reciclagem e refazer os exames médico e psicotécnico, além das provas teórica e prática de direção veicular.

Como renovar a CNH de outro estado?

Caso a CNH esteja em situação regular (nem suspensa nem cassada, pois, nesses casos, ela deve ser primeiramente regularizada), o motorista que mudar para um endereço fora da área de atuação do Ciretran ou Detran onde sua habilitação está registrada é obrigado a transferir o documento durante o processo de renovação.

Procure o Ciretran ou Detran do seu novo endereço com os originais e as cópias da CNH, do RG, do CPF e do comprovante da nova residência e solicite o serviço de transferência. Vale lembrar que será cobrada uma taxa pela mudança.

Quando a CNH é renovada, os pontos das infrações são zerados?

Não, os pontos da CNH são baixados após o período de um ano a partir da data em que a infração foi cometida. Por exemplo: os cinco pontos de uma infração grave cometida em janeiro de 2016 só deixarão de ser contados em fevereiro de 2017, independentemente de a habilitação ser renovada antes disso.

O que fazer para não perder o prazo de renovação da CNH?

Para não passar pelo sufoco de ter o seu direito de dirigir suspenso enquanto não renova a sua CNH, não dê sorte ao azar. Conte com a ajuda do Supervisor One, o aplicativo de controle dos rastreadores Autotrac, para lembrar a você do vencimento da sua habilitação.

Ao inserir a data no cadastro de motoristas, o cliente da empresa líder de mercado receberá notificações por e-mail e/ou push com antecedência de 1, 15, ou 30 dias.

Evite dores de cabeça! Dirigir veículo com CNH vencida há mais de 30 dias caracteriza infração gravíssima, com multa e retenção do veículo até a apresentação de um motorista habilitado.

Com os rastreadores Autotrac, além de poder monitorar o seu veículo, seja ele carro, seja ele moto, você conta com serviços exclusivos. Adquira já o seu e acompanhe o que você valoriza!

Fonte: iCarros

Leia também:

Saiba como funciona a pontuação da CNH e não perca a renovação da sua carteira

Tenso porque seu filho acabou de tirar a carteira de motorista? A Autotrac pode ajudar você!

Depois dos carrinhos, dê um carrão para o seu filho: saiba como escolher o presente ideal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já vai embora?

Fica mais um pouco e conta pra gente porque você não comprou ainda:

Marque quantas opções desejar