Confira a dica da Autotrac para descobrir o momento certo de trocar de combustível com a ajuda de um rastreador veicular One Carro!
Gasolina ou etanol: a Autotrac ensina como saber com qual é mais econômico abastecer

Gasolina ou etanol: a Autotrac ensina como saber com qual é mais econômico abastecer!

Em tempos de aumento dos preços dos combustíveis, na hora de abastecer, nada é melhor para quem tem um veículo flex do que saber quando se torna mais econômico optar pelo etanol. Amplamente divulgada, a fórmula básica que diz que o álcool é a melhor opção quando a diferença de preço entre ele e a gasolina é maior que 30% não vale para todos os casos. Entenda por que e confira a dica da Autotrac para descobrir o momento certo de trocar de combustível com a ajuda de um rastreador veicular One Carro!

Muito utilizada, a fórmula dos 30% surgiu, na verdade, da diferença da quantidade de ar que um motor à combustão precisa queimar para funcionar com cada um dos dois tipos de combustível. No geral, para a gasolina, são misturadas de 11 a 13 porções de ar para cada porção do combustível; para o etanol, oito ou nove porções de ar para cada porção de álcool.

Gasolina ou etanol: a Autotrac ensina como saber com qual é mais econômico abastecer

Por mais que as montadoras indiquem o consumo médio de cada veículo ao utilizar etanol e gasolina, o motor de cada carro funciona de um jeito diferente. A forma como cada motorista dirige, a programação da injeção de combustível – que é variável – e até mesmo as condições climáticas, do trânsito ou das vias por onde se transita também influenciam no consumo de um veículo.

O que essas questões, juntas, querem dizer? Que, para saber a hora certa de trocar a gasolina pelo etanol, o melhor é fazer testes você mesmo e descobrir o consumo que o seu carro faz no dia a dia com cada um dos combustíveis. Dessa forma, é possível descobrir a diferença entre os dois e, a partir daí, qual é mais economicamente vantajoso. Veja um exemplo:

Se um veículo faz 8,4 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina, na cidade, a proporção da diferença de consumo entre os dois combustíveis é de 35%. Isso significa que só compensa abastecer o veículo para uso em trechos urbanos com etanol se o valor dele estiver 35% mais barato que o da gasolina – uma porcentagem diferente daquela sugerida pela fórmula básica.

Para descobrir o consumo médio do seu carro e poder avaliar até onde é mais vantajoso abastecer com gasolina no lugar de etanol, você pode contar com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac. Com o One Carro, além de acompanhar a localização do seu automóvel 24 horas por dia, pelo celular ou tablet, você entra em sintonia com ele e pode melhorar o seu desempenho.

O cliente Autotrac pode cadastrar os abastecimentos do veículo no Supervisor One, o aplicativo de controle dos dispositivos da empresa, e ter acesso ao Relatório One, com o registro de todas as informações detalhadas do automóvel, entre elas o de consumo de combustível. Durante um período, é possível abastecer com gasolina e descobrir a média feita nos trajetos percorridos no dia a dia. Em outro, pode-se optar pelo etanol e verificar a diferença entre os dois. Dessa forma, você garante não só a segurança do seu carro como também a do seu bolso.

Quer saber tudo o que o rastreador veicular Autotrac pode fazer por você? Conheça melhor o One Carro e acompanhe o seu possante de perto!

Leia também:

Dicas para economizar combustível

Como cuidar do seu carro no inverno

Saiba a importância de calibrar pneus, cuide do seu veículo e economize combustível com a ajuda da Autotrac

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *