A bicicleta vem ganhando destaque e espaço entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e as que optam por meios de transporte sustentáveis. Se você também se interessa por alguma dessas tendências, que tal aproveitar o período das férias para fazer programas divertidos utilizando a sua magrela? Dê uma volta de […]
Juntos para pedalar de acordo com as normas de trânsito

Juntos para pedalar de acordo com as normas de trânsito

A bicicleta vem ganhando destaque e espaço entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e as que optam por meios de transporte sustentáveis. Se você também se interessa por alguma dessas tendências, que tal aproveitar o período das férias para fazer programas divertidos utilizando a sua magrela? Dê uma volta de bike e aprecie o nascer ou o pôr do sol, por exemplo, ou faça visitas sobre duas rodas e curta bons momentos junto aos amigos! Para isso, fique atento às normas de trânsito e conte com um rastreador de objetos Autotrac Mini para ter um passeio seguro.

Juntos para pedalar de acordo com as normas de trânsito

Assim como os motoristas de carros e motos, os ciclistas também precisam obedecer às leis de trânsito para que todos, veículos e pedestres, possam conviver em harmonia. Assim como os automóveis, as bicicletas estão sujeitas a normas específicas. De acordo com a lei, os ciclistas devem, por exemplo, utilizar as ciclofaixas, as ciclovias e os acostamentos. Quando não houver, devem usar o canto direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos, e nunca andar na contramão, o que é considerado uma infração de trânsito grave. Entre ciclistas e pedestres, o segundo tem a preferência. Confira alguns outros pontos importantes:

Equipamentos

Itens como buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta são exigidos por lei. Cotoveleira, joelheira e especialmente capacete são altamente recomendados, mas o uso não é obrigatório.

Em situações em que os motoristas possam ter dificuldade para enxergar você em cima da bike, como em dias nublados ou à noite, por exemplo, é de bom senso usar roupas de cores brilhantes e reflexivas.

Calçadas

A não ser que haja sinalização autorizando o trânsito de bicicletas, pedalar na calçada é ilegal e pode pesar no bolso. Mesmo que na dúvida, o correto é descer da magrela e andar empurrando ela.

Asfalto

Na pista, ciclistas devem transitar sempre perto do meio feio e os veículos maiores, manter 1,5 m de distância das magrelas. As bikes não devem ser conduzidas de modo agressivo, costurando os carros, por exemplo.

Sinais

Pela lei, diante as sinalizações de trânsito, os ciclistas têm os mesmos deveres e obrigações que os motoristas. Ao invadir o sinal vermelho, por exemplo, você pode ser multado.

Álcool

Férias e verão têm tudo a ver com curtição, não é mesmo? Mas se você já cogitou a hipótese de deixar o carro em casa para ir ao bar de bicicleta, saiba que não está com nada! O ciclista alcoolizado não tem pontos na carteira a perder, mas pode não só ser multado como até mesmo preso.

Segurança extra

Quer curtir o verão e as férias com muito mais tranquilidade e segurança? Coloque na sua magrela um rastreador de objetos Autotrac Mini e fique juntinho dela mesmo que a distância. Com ele, pelo celular ou tablet, você pode saber, em tempo real, onde sua bike está e ser alertado caso ela seja retirada de um local ou até mesmo circule fora de uma área determinada. Além disso, você também pode recuperar informações a respeito dos trajetos percorridos e das velocidades dos deslocamentos e, assim, rever e planejar melhor as suas voltas.

Saiba mais sobre o Autotrac Mini e conheça a linha completa de rastreadores da empresa!

Leia também:

Junte-se aos que usam a bike como meio de transporte!

Oito apps para quem curte pedalar

Autotrac Mini: um rastreador flexível e indispensável

Já está indo? [Compreagora10%]