Confira com a Autotrac alguns dos atos ilícitos mais praticados pelos motoristas no trânsito e por que eles devem ser evitados.

As infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas

Apesar de conhecerem as leis de trânsito, os condutores brasileiros acabam sempre repetindo pequenas infrações no dia a dia por acreditarem que essas ações não prejudicam o próximo. No entanto, são esses errinhos que levam a acidentes e problemas de mobilidade nas cidades.

Aqui estão alguns dos atos ilícitos mais praticados pelos motoristas e por que eles devem ser evitados. Não só por serem violações da legislação, mas também porque prejudicam muito a convivência em comunidade e no trânsito.

Uma das infrações mais cometidas é o excesso de velocidade nas vias. E não estamos falando de andar pouco acima do limite. Uma grande parcela das multas foi emitida para motoristas que estavam acima de 20% do máximo permitido. É como transitar a 100 km/h em uma via de 80 km/h.

Quanto mais rápido o carro estiver, maior será a chance de o motorista perder o controle se houver algum imprevisto na pista. E quanto maior for a velocidade, maior serão o tempo e a distância de frenagem caso algo ou alguém invada a pista ou o veículo da frente pare de repente.

Dirigir com a carteira de motorista vencida também está entre as infrações mais cometidas pelos motoristas. Ela não gera nenhum risco para o trânsito ou para as outras pessoas, mas rende multa e pontos na carteira, que poderiam ser evitados.

Nesse caso, você pode se prevenir com a Autotrac, que manda um alerta pelo aplicativo Supervisor One quando a data de expiração da CNH estiver próxima. Conte com a Autotrac para ajudar você a ter uma condução despreocupada.

Usar o celular ao dirigir também é uma das manias dos infratores. Saiba que apenas dois ou três segundos com o olho fora do trânsito pode causar batidas e atropelamentos. Quando sair de carro, coloque o aparelho no silencioso para não bater nem a curiosidade de ver quem está ligando.

Estacionar em local proibido é também algo muito comum, não importa a cidade. Por acreditarem que o carro parado não machuca ninguém, os motoristas acham que não há problema nessa infração. Porém, parar em local não permitido pode obrigar um pedestre a caminhar na pista dos carros ou impede até mesmo um cadeirante de trafegar.

A faixa exclusiva dos ônibus é autoexplicativa, mas existe muita gente que não entende seu conceito. O propósito do transporte coletivo e da faixa para ele é justamente desafogar o trânsito. Quanto mais pessoas virem que os ônibus têm vantagem no tempo, menos carros de passeio lotarão as ruas.

Para terminar, algo que é bem reforçado em leis e blitzes, mas as pessoas insistem em desobedecer: dirigir alcoolizado. A Lei Seca veio não para restringir hábitos, mas parar dar resposta ao grande número de acidentes com mortes causados pela combinação entre álcool e direção. Essa legislação existe para tentar reduzir esse número a zero. Por isso, pense nos outros ao pegar o volante após sair de um bar ou uma festa.

As leis de trânsito foram criadas para garantir segurança a todos: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Mas você pode aumentar a sua segurança com a Autotrac. A melhor tecnologia de rastreamento do país permite que você veja no seu celular o histórico de velocidades e deslocamentos do dia, por exemplo, e assim ter melhor controle do veículo e evitar multas. Contrate agora a Autotrac.

Já está indo? [Compreagora10%]