Quem gosta das vantagens de pegar a estrada à noite precisa ficar atento a cinco pontos para que a viagem seja tranquila.

Cinco cuidados indispensáveis para fazer uma viagem noturna

Viagens noturnas podem ser uma opção para quem quer fugir do trânsito da estrada em época de férias. Entretanto, elas podem trazer mais riscos para a segurança dos motoristas e passageiros, pois é mais normal sentir sono e fadiga nesse período.

Sem falar que à noite a iluminação das pistas pode não ser a ideal. Mas não se assuste! Para ter um passeio tranquilo, você deve investir em alguns cuidados a fim de aumentar a sua segurança e a de quem está com você.

Por isso é importante se preparar bem para realizar a viagem e seguir algumas dicas de condução noturna, assim como contar com a Autotrac para compartilhar rotas e deixar os familiares e amigos despreocupados.

1. Direção

A maneira como você dirige à noite é que diz se sua viagem será tranquila. Se manter cuidados e sempre fizer uma direção defensiva, o passeio pode correr bem e sem sustos. Para isso você pode seguir algumas recomendações, como reduzir a velocidade durante a noite.

A primeira dica vale para quem acha que dirigir à noite, com menos movimento, é mais seguro. Não é bem assim. Com pouca iluminação, o motorista pode não perceber buracos, animais ou até pessoas na pista.

2. Estado do veículo

Fazer uma visitinha ao mecânico antes de cair na estrada é essencial para qualquer viagem, inclusive para as noturnas. Tomando esse cuidado, você consegue prevenir algum mal funcionamento no veículo. Porque se isso já pode se tornar uma dor de cabeça e um atraso em viagens durante o dia, imagine à noite. Então preste bem atenção e faça sempre check-up no seu xodó.

Na hora de revisar, preste bastante atenção nos faróis, são eles que vão iluminar a sua viagem. Isso vale para a sua segurança e a dos outros motoristas. Como à noite a visão fica reduzida, ter sinais de luz ajudam na hora de identificar se a pista está livre ou se há um carro, uma moto ou até um caminhão na sua frente.

rastreador-carro-viagem-noturna

3. Condições do motorista

Para dirigir à noite, o condutor deve estar em perfeitas condições e sempre alerta. Umas das maiores causas de acidente são o cansaço e o sono de quem pega o volante. Então, se o sono bater, é melhor encontrar um posto ou um hotel para parar e descansar. Assim você se protege e evita que algum imprevisto aconteça. Mas nunca pare no acostamento! Isso pode gerar algum acidente, então procure um lugar seguro para fazer uma parada.

4. Medicamentos e álcool

Completando o item acima, uma das coisas que não devem ser feitas na hora de pegar o volante é ingerir álcool. O álcool e a direção são uma mistura perigosa. Ainda mais à noite, com as condições de direção reduzidas. Então, motorista, evite esse tipo de substância! Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro.

E ainda sobre esse assunto, alguns medicamentos alteram as condições dos condutores e podem ser tão perigosas quanto o álcool. Se você faz o uso de algum medicamento, fique de olho nos efeitos colaterais.

5. Segurança

A segurança é uma soma de todos os cuidados anteriores e mais alguns outros. Para complementar esse fator, você deve seguir todas essas recomendações e pode investir em estratégias complementares, como o uso de um rastreador One, da Autotrac.

Os aparelhos da líder em tecnologias de monitoramento e rastreamento do Brasil ajudam você a ter uma viagem tranquila. A Autotrac consegue dar informações sobre o seu veículo direto no seu celular ou tablet.

Com um rastreador você ainda conta com serviços exclusivos, como o Serviço de Pronta Resposta Nacional e o Apoio à Vítima de Crime, que lhe dão suporte no caso de roubos ou furto do veículo.

E você ainda conta com o serviço Siga-me, que o deixa compartilhar dados da viagem e do deslocamento com outras pessoas – o que é ideal para quem viaja em comboio durante a noite e quer manter a comunicação com os parceiros de viagem.

Gostou das vantagens da Autotrac? Então conheça mais sobre como nossos produtos podem ajudar na segurança de seu xodó.

Leia mais:

Juntos para curtir as férias: moto na garagem também precisa de cuidados

Juntos para pegar estrada em comboio

Juntos para enfrentar os imprevistos na estrada: saiba como utilizar o acostamento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *