Calma, prudência e atenção redobrada são recomendações muito importantes na hora de dirigir na chuva.
Dirigir na chuva

Conversando com quem entende: cuidados ao dirigir na chuva!

Em época de chuva, é essencial tomar certos cuidados ao dirigir. Em geral, o número de acidentes de trânsito tende a aumentar nesse período, principalmente por causa da baixa visibilidade nas pistas e da aderência dos pneus, que fica comprometida com a água.

O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem. O que acontece é que a água deixa a rua bem escorregadia de modo que os pneus podem não entrar em contato com o asfalto, o que faz o carro derrapar, levando o motorista a perder o controle do veículo. Para evitar cair nessa armadilha nos dias chuvosos, além de diminuir a velocidade, é bom checar se seus freios e pneus estão em perfeito estado.

Confira no vídeo algumas dicas do piloto Átila Abreu para conduzir veículos com segurança durante o período de chuva. E lembre-se: quando dirigir na chuva, é preciso ter atenção redobrada.

1. Faróis ligados e pneus sempre calibrados. Pressão dos pneus: se a calibragem dos pneus estiver 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, aumenta a probabilidade de ocorrer aquaplanagem.

2. Reduza a velocidade, pois, quanto maior for a velocidade do veículo e mais profunda for a poça de água, maior é a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Portanto, a dica é pegar mais leve no acelerador, principalmente quando há muita chuva. Além disso, evite fazer movimentos bruscos, assim você garantirá o controle do carro. E, caso você seja pego de surpresa por uma aquaplanagem, evite frear e tente corrigir lentamente a trajetória do veiculo.

Gostou das dicas? Então, continue acompanhando a série Conversando com Quem Entende, com o piloto Átila Abreu, aqui no blog da Autotrac.

Leia mais:

Os perigos da aquaplanagem

Juntos na hora de revisar o carro para a viagem: faça um checklist com a Autotrac!

Calibragem de pneus: quando e como calibrar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *