Com o Autotrac Mini, você cuida do seu companheiro musical para ele te acompanhar por muitos anos.
Dia do Músico

Dicas para deixar seu instrumento musical sempre protegido.

Todo músico, quando está executando uma melodia, sente que o instrumento musical é como fosse uma extensão do seu corpo. Criamos um apego sem tamanho por nossos companheiros de canção, xodós que muitas vezes nos acompanham desde as primeiras notas que tocamos. Mas, para que esse caminho junto ao seu instrumento seja longo, é importante manter certos cuidados, tanto na manutenção quanto na segurança. Confira algumas dicas que vão fazer com que o seu xodó continue com aspecto de novo e não perca qualidade de som ao longo do tempo.

Transporte de instrumento

A dica mais valiosa para transporte de instrumento é investir em um case próprio para manuseá-lo, de preferência acolchoado e com sistema anti-impacto. Esbarrões e choques podem causar danos devastadores, acabando com a carreira musical do seu companheiro.

Na hora do transporte também é preciso ficar de olho se seu parceiro está no caminho certo, e para isso você pode contar com o Autotrac Mini. O dispositivo cabe na palma da mão e pode ser acoplado ao case para que você fique de olho no instrumento mesmo à distância. Com ele é possível delimitar a área autorizada para manuseio, e quando o case sair desse perímetro você recebe um alerta na tela do celular.

Instrumentos de sopro

O ideal é sempre guardar o instrumento com o bocal e as partes internas limpas para evitar acúmulo, umidade e proliferação de bactérias e/ou substâncias que possam levar à corrosão com o passar do tempo. E a cada três meses é importante desmontar o instrumento e limpar cada peça individualmente com uma gaze ou flanela úmida.

Dia do Músico

Instrumentos de cordas

Instrumentos de corda desafinam facilmente. No caso de pianos, se você quer um bom timbre e evitar vibrações, não confunda o seu instrumento com uma estante, portanto evite colocar peso sobre ele. Já quando nos referimos a baixos, guitarras e violões, utilize strap locks, que travam as roldanas e deixam a alça mais firme. Quando for trocar as cordas, tenha cuidado para que a ponte, os carrinhos ou as tarraxas não se movam. Se isso acontecer, você pode perder a regulagem principalmente das oitavas.

Dicas importantes

– Segure o seu xodó com firmeza para evitar quedas e preste atenção ao espaço. Assim, você evita esbarrar em objetos que possam danificá-lo.

– Mantenha o instrumento em um local ventilado, livre de poeira, umidade e luz solar. Evite deixá-lo no chão e exporto ao sol, principalmente se for de madeira, para não empenar. O ideal é deixá-lo em um pedestal ou capa própria, de preferência acolchoada.

– Antes de guardar o instrumento, limpe-o com uma flanela ou pano úmido para retirar a gordura corporal. O suor é desgastado para o objeto e pode diminuir a vida útil dele.

– Se o instrumento tiver verniz de nitrocelulose, evite passar álcool, pois a substância pode manchar o verniz.

Gostou das dicas? Então, não deixe de cuidar do seu companheiro musical. Peça agora mesmo o seu Autotrac Mini e acompanhe tudo o que você ama com tranquilidade.

Leia mais:

Autotrac Mini: indispensável quando o assunto é segurança!

Descubra qual é o rastreador ideal para você!

Autotrac: muito mais que rastreamento e monitoramento de veículos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *