Apesar de ambos os sistemas de direção serem itens opcionais dos veículos, muitos motoristas não abrem mão do conforto que eles oferecem!
Direção hidráulica e direção elétrica

Hidráulica x elétrica: entenda a diferença entre as opções de direção!

Apesar de a direção hidráulica ser considerada um item opcional na hora de comprar um veículo, muitas pessoas já a consideram um item básico do carro. Além de ter se tornado acessível com o passar do tempo, ela proporciona uma leveza considerada indispensável por muitos motoristas.

A direção hidráulica já caiu no gosto dos brasileiros, mas há outras opões de sistema de direção, como a elétrica. A direção elétrica também tem a função de deixar o volante mais leve e proporcionar mais conforto ao condutor, exigindo menos esforço, principalmente na hora de estacionar o carro. Conheça como funciona os sistemas de direção hidráulica e elétrica e confira as principais diferenças entre eles.

rastreador-direção

Hidráulica – É o sistema mais popular e está presente há mais tempo nos veículos do Brasil. Há uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção, o que faz com ela fique mais leve. Essa lubrificação auxilia o motorista na hora das manobras. A bomba é impulsionada pela força do motor do veículo, ou seja, o sistema de direção só funciona com o carro ligado. É importante realizar a manutenção do sistema periodicamente, como recomendado no manual de cada veículo. Em média, o óleo precisa ser trocado a cada 50 mil quilômetros. Os motoristas precisam sempre ficar de olho caso ocorra vazamento. É necessário ainda cuidar do nível de óleo do reservatório, pois, se ele estiver acima ou abaixo do nível, a direção ficará pesada e comprometerá a segurança do veículo.

Elétrica – Diferentemente do sistema anterior, neste não há óleo. Junto à caixa de direção, está fixado um motor elétrico que auxilia os braços da direção, tornando-os mais leves. Esse sistema é mais prático, pois não necessita de óleo, mangueiras, correias e polias. O eventual problema que pode ocorrer é a pane no sistema elétrico. Casa isso aconteça, a direção ficará pesada, mas não vai travar, o motorista pode seguir com o controle do carro, mas deve procurar um especialista elétrico para reparar o sistema elétrico e reprogramar o software.

Confira na tabela a seguir algumas diferenças entre os dois sistemas de direção.

rastreador-direção

Ambos os sistemas deixam a direção mais macia e as manobras mais fáceis. Entretanto, em relação ao veículo, a direção elétrica gerencia melhor a energia do carro, exige menos potência do motor e é mais eficiente. Ainda assim, a economia de combustível que a direção elétrica proporciona é pequena e não é perceptível ao bolso do motorista. Se pensarmos no todo, pode representar uma grande economia para o planeta, visto que emite menos gases, de modo que é mais sustentável.

Agora que você já sabe os benefícios de cada uma das direções, quer uma dica extra para garantir mais segurança ao seu carro e a quem você valoriza? Conte com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac!

Com o One Carro, você não só pode acompanhar a localização do veículo 24 horas por dia pela tela do celular ou tablet, mas também conta com serviços exclusivos, como o Pronta Resposta Nacional e o Apoio à Vítima de Crime.

Saiba mais sobre o One Carro, conheça a linha completa de rastreadores da Autotrac e compre já os seus!

Leia mais:

Cinco dicas para conservar os amortecedores e cuidar da segurança do carro

Saiba como fazer a manutenção de câmbios automáticos com as dicas da Autotrac

Mantenha o banco de couro do seu carro limpo com cinco dicas da Autotrac

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *