Ao escolher um xodó para chamar de seu, é preciso parar para refletir e considerar alguns pontos antes de fechar o negócio.

Tudo que você precisa saber antes de comprar seu primeiro carro

Tudo que você precisa saber antes de comprar um carro

Os carros estão entre os bens de consumo mais desejados. Mas você já se perguntou qual é o real motivo de comprar um? Antes de começar a se preocupar com modelos, cores, preços, entradas, prazos e opções, é preciso refletir: ele é realmente necessário? As vantagens de ter um automóvel compensarão os custos mensais? Diante de tantas interrogações, engate a primeira e arranque na leitura.

A qualidade de vida aumenta ou diminui com a compra de um carro?

Clique aqui e saiba quais são as despesas que você deve colocar no papel para calcular o custo total de um carro durante o período de um ano.

Comodidade, conforto e praticidade são alguns dos benefícios que um carro traz ao proprietário. Só que, além dos benefícios, outras coisas devem ser consideradas, como os gastos intangíveis: tempo, energia, preocupação e estresse no trânsito. 

E agora? Comprar ou não comprar um carro, eis a questão. 🤔

Vamos partir do princípio de que você já decidiu que precisa/quer comprar um carro, certo? Saiba que existem vários meios para que essa aquisição seja mais tranquila. Siga em frente e veja as opções mais seguras e depois as mais rápidas de fazer isso.

Entenda a importância de delimitar a compra

Tipos de veículo

Comece delimitando a compra. Por exemplo, quais carros e modelos você está disposto a adquirir? Qual é o valor máximo que você pode desembolsar por mês e no total? Aqui vai uma dica importante: pesquise um modelo que tem menor desvalorização ao longo do tempo.

Afinal, pelo preço de um novo popular, você conseguiria um carro com um padrão um pouco melhor. A escolha de procurar um carro usado é a mais racional, já que um zero-quilômetro desvaloriza logo no primeiro ano de uso. 

Não que a opção pelo carro zero seja errada ou ruim. É só uma questão de colocar na balança e escolher não ter dor de cabeça com manutenção nos primeiros anos de uso, principalmente considerando a garantia de fábrica. Nesse caso, o mais indicado é comprar um carro zero, mas permaneça com ele por vários anos para compensar o valor a mais investido.

Saiba qual a melhor escolha para poupar dinheiro

Tipos de pagamento

Por mais dolorosa que a parte do bolso possa ser, nem tudo está perdido. Certamente os especialistas estão de acordo: a escolha mais segura a fazer é poupar dinheiro, aplicar para render e, quando houver um montante suficiente, comprar o carro à vista. Assim é possível negociar preços e até acessórios. E o melhor: você sai da loja com o carro quitado, sem aquele peso adicional das parcelas no orçamento mensal.

Para que você possa fazer isso, é necessário muito planejamento e, claro, não ter pressa nenhuma para adquirir o carro. Mas… se esse não for o seu caso, existe uma opção que é um meio-termo entre o planejamento antecipado e a possibilidade de pegar o carro em uma pequena janela de tempo. Sim, estamos falando do famoso consórcio.

Geralmente quem faz o consórcio não sabe quando será contemplado, trata-se de uma escolha parecida com a de poupar dinheiro. O que conta é o fator sorte no sorteio ou no lance. ⚠ Porém, atenção! Preste muita atenção: o que muitas pessoas deixam passar batido é que se paga uma taxa em cima do valor do lance. Ou seja, esse é um dinheiro que também deve ser calculado.

Cuidado também na hora de desistir do consórcio. Junto com as parcelas mensais, você paga taxas de administração e seguros, e esses valores não voltam para você. Além disso, ainda existe a multa da desistência. Faça a escolha certa, pois você também não conseguirá o dinheiro de volta rapidamente. Dependendo do contrato, o valor será liberado apenas em sorteio ou ao final do grupo.

Á vista, em consórcio ou financiado?

Financiamento

Quando o assunto é financiamento, podemos dizer que essa é a forma mais rápida de conseguir o carro, mas também é a mais burocrática e cara. Tendo em vista que a economia está em recessão e a inadimplência está em alta, as barreiras são maiores e os créditos, menores.

Se o comprador não comprovar renda suficiente para pagar ou tiver alguma restrição de crédito que possa oferecer risco de inadimplência ao banco, as instituições financeiras recorrem a um avalista, o responsável pela segurança de que a dívida será paga.

O prazo máximo comum para os financiamentos é de 60 meses, mas o que realmente define esse período e até a taxa de juros é o ano do veículo, seu potencial de desvalorização e o perfil de crédito de quem está comprando. Quem oferece mais risco tem prazos menores e taxas maiores.

Outra dica importante é: fique atento ao Custo Efetivo Total (CET), que todo banco é obrigado a fornecer. Ele é o valor total que você pagará, contando juros e demais taxas. Faça a comparação em todos os bancos para o mesmo veículo, a mesma entrada e o mesmo prazo, para ter uma ideia de qual oferece mais vantagens.

Por fim, tenha muita calma na hora de assinar a papelada e olhe para o seu orçamento. As parcelas cabem nos seus gastos mensais sem prejudicar as demais obrigações? Calcule junto com a parcela os gastos com combustível, estacionamento e seguro, e preveja quanto vai gastar com as revisões e com os impostos.

Você consegue monitorar seu automóvel a partir do celular ou tablet

Segurança

Depois de tanto se desdobrar para conseguir o tão sonhado carro, seja à vista, em consórcio ou financiado, acreditamos que você não queira arriscar nada na direção e nas condições de segurança dele, né? 

Por isso, além do seguro, uma boa forma de ficar em paz com o patrimônio que acabou de adquirir é ter tecnologia para saber sempre onde ele está, se está seguro e com opções de apoio e suporte caso alguma coisa aconteça. Para isso, conte com a AUTOTRAC.

Com o AUTOTRAC One Carro, você consegue monitorar, pelo celular ou tablet, onde o seu carro está. Se algo acontecer, não se preocupe: a AUTOTRAC também pode ajudar com o atendimento de pronta resposta. O rastreador funciona 24 horas por dia e transmite sinais o tempo todo por rede celular e o posicionamento é acompanhado por satélites. Contrate agora o seu.

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade