Lavar de qualquer forma? Nem pensar. Cuide desse item tradicional do motociclismo da forma correta!
jaqueta de motoqueiro

Saiba como conservar jaquetas de couro e entenda a moda sobre duas rodas

Com o avanço da tecnologia, a cada dia que passa surgem novos modelos de roupas especiais para motociclistas, mas as jaquetas de couro não deixam de ser um clássico no mundo das duas rodas. Você sabe de onde veio essa moda? Conheça a origem da tradição entre os amantes do vento no corpo e descubra como conservar jaquetas de couro com as dicas que a Autotrac separou.

Até poucos anos, no mundo das duas rodas, praticamente só se usavam roupas de couro. Nem todo mundo sabe, mas essa moda é tão antiga quanto a própria popularização das motos.

O pós-guerra trouxe grandes mudanças para o comportamento das pessoas. A partir daí, surgiram novos estilos de vida e, entre eles, os mais radicais, expressos principalmente pelo modo de se vestir. Formado e introduzido por jovens, o movimento com origem nas ruas, conhecido como street-style, ganhou o mundo.

Nesse mesmo período, devido à Segunda Guerra Mundial, a motocicleta começou a ficar em evidência. A partir de 1942, ela foi fortemente difundida por meio de filmes emblemáticos, o que gerou um grande impacto no imaginário popular.

O clássico “Wild One”, de 1954, estrelado por Marlon Brando, e as corridas de motocicleta em Hollister, na Califórnia, foram os elementos determinantes para o surgimento do street-style bikers. E foi aí que a jaqueta de couro se tornou um eterno ícone entre os motociclistas.

jaqueta de couro

Mas como conservar jaquetas de couro, algo clássico assim? Confira as oito dicas que a Autotrac separou:

    1 – Guarde sua jaqueta em local fresco e arejado, e sem amassar. Para não prejudicar a respiração do couro, use embalagens plásticas apenas para transporte.

    2 – Se for passar a jaqueta, use o ferro à temperatura de 80oC e coloque um pano sobre a superfície dela.

    3 – Por ser natural, o couro pode sofrer descoloração e acumular mofo com a falta de ventilação. Caso isso aconteça, use um pano levemente úmido para remover o mofo e coloque a jaqueta sob sol não muito forte por um curto tempo, para secar, tomando o cuidado de cobri-la com um pano, para evitar descoramento.

    4 – Se a jaqueta de couro tomar chuva ou tiver contato com umidade, seque-a em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor.

    5 – Em caso de manchas leves, tente removê-las usando apenas um pano úmido. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes e óleos.

    6 – Lave sua jaqueta de couro somente em estabelecimentos especializados.

    7 – Para prevenir manchas em peças de roupas claras, evite o contato direto delas com o couro da jaqueta.

    8 – Evite contato direto da jaqueta com a sua pele, pois o couro poderá absorver a sua oleosidade natural.

E já que o negócio é conservar um item tão especial quanto uma jaqueta de couro, por que não cuidar da segurança da sua máquina de duas rodas também? Para isso, conte com a ajuda de um rastreador para moto Autotrac!

Com o One Moto, você não só monitora a localização dela 24 horas por dia, pela tela do celular ou tablet, como também conta com serviços exclusivos.

Saiba mais sobre o dispositivo, conheça a linha completa de rastreadores da Autotrac e acompanhe o que você valoriza!

Leia também:

Roupas especiais para motociclistas: mais do que acessórios que protegem do frio

Saiba como se organizar para restaurar uma moto e obter a placa preta

Três formas eficazes de proteger a sua moto e evitar furtos e roubos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *