Confira as dicas do piloto Autotrac Átila Abreu e sabia quais são os tipos de óleo de motor e quando é hora de trocá-lo!
troca de óleo

Conversando com quem entende: garanta que o seu carro ande macio!

O óleo de motor é um elemento muito importante para prolongar a vida do veículo, por isso deve ser escolhido com atenção e cuidado e ser trocado com periodicidade. É ele que reduz o atrito para evitar o desgaste do motor, resfria através da troca de calor, protege contra corrosão, limpa e, claro, facilita a partida a frio. Na série Conversando com Quem Entende o piloto Autotrac Átila Abreu vai apresentar a importância do óleo para o motor, alertar sobre os tipos de óleo e o momento de trocá-lo. Confira no vídeo:

[youtube https://youtu.be/jZqjQBk8lmY]

Existem três tipos de óleos: mineral, sintético e semissintético. O que os difere são os óleos básicos e aditivos utilizados no processo de criação. E, para saber qual deles é o mais adequado para sua máquina, é essencial consultar as orientações do fabricante no manual do proprietário.

A hora de trocar o óleo depende da forma como você utiliza seu carro, se é normal ou severa. Fatores que exigem mais do veículo, como percursos curtos em estrada de terra ou ficar parado muito tempo em engarrafamentos do dia a dia, são características de utilização severa. Caso essa não seja sua realidade, a utilização do seu veículo pode ser considerada normal.

Cada fabricante tem uma recomendação de troca de óleo, mas, se você utiliza o carro de maneira severa, a vida útil do óleo cairá pela metade, o que exigirá trocas em período menores de tempo. Outro elemento ao qual é preciso estar atento é o filtro de óleo. Faça a troca dessa peça em conjunto com o óleo, assim você evita que o óleo novo seja contaminado com resíduos do antigo.

E, já que o assunto do vídeo de hoje são cuidados com seu veículo, que tal mais uma dica? Proteja seu carro com um rastreador veicular Autotrac One Carro. Com ele você acompanha o que valoriza 24 horas por dia, pela tela do celular ou tablet. Confira a linha completa de rastreadores Autotrac e garanta já o seu!

Leia mais:

Hidráulica x elétrica: entenda a diferença entre as opções de direção!

Conversando com quem entende: cuidados ao dirigir na chuva!

Conversando com quem entende: dicas de segurança com Átila Abreu!

Deixe seu comentário

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade