Desejo de muitos amantes de carros antigos, a placa preta foi criada em 1998, e não é tão fácil conquistá-la. Veja os requisitos exigidos pela Resolução Nº 56 do CONTRAN e os itens que podem desclassificar a conquista da sonhada placa preta.

Placa Preta: conheça os requisitos para ter uma no seu carro antigo

Quem tem carro antigo quase sempre quer manter o máximo da sua originalidade para ter a cobiçada placa preta. Mas para isso, o colecionador não pode vacilar e precisa estar atento aos mínimos detalhes. Algumas modificações ou até mesmo a má conservação podem desqualificar o veículo para a conquista do item.

Desejo de muitos amantes de carros antigos, a placa preta foi criada em 1998, e não é tão fácil conquistá-la. Uma série de requisitos são exigidos para que um veículo tenha um Certificado de Originalidade. Isso mesmo se o carro for ficar parado, o que acontece na maioria dos casos.

Um carro bonito não significa necessariamente um veículo com índice de originalidade aceitável para conquistar o direito de ter uma placa preta. Para isso, é necessária uma inspeção que pode ser realizada por clube ou entidade credenciado pelo DENATRAN.

Preparamos uma lista com os requisitos exigidos pela Resolução Nº 56 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, sobre o emplacamento de veículos de coleção. Também fizemos um cheklist com os principais itens que podem desqualificar um carro antigo na vistoria.

Placa preta: requisitos CONTRAN

No entanto, existe um item essencial para qualquer amante de carro antigo, seja com placa preta ou não: a segurança! Uma grande dificuldade que proprietários dessas raridades enfrentam é justamente como manter a segurança. Isso porque é raro conseguir um seguro para automóveis com mais de 30 anos de fabricação.

Por isso, uma excelente alternativa é a instalação de um rastreador, feita com muito profissionalismo, claro! Além de não alterar as características originais, o que não prejudica nos requisitos para conquista da placa preta, você pode monitorar qualquer movimento do seu carro.

Então, se você quer acompanhar a sua raridade de perto, pode ficar despreocupado e contar com a ajuda de um rastreador veicular Autotrac.

Com um Autotrac One Carro, você pode monitorar a localização do seu xodó 24 horas por dia e ser informado por celular ou tablet caso ele seja retirado de um local determinado. Além disso, você também conta com outros serviços exclusivos, como o de Pronta Resposta Nacional, com atendimento 24 horas para acionar uma equipe de busca imediatamente no caso de desaparecimento ou roubo do seu bem. Assim, as chances de recuperação são de mais de 99{891c57e38af24731f7667f22a917288143a942f2b9b3ae917c99f65230fa4ea0}.

Veja mais sobre o serviço de Pronta Resposta Nacional


Bônus: baixe o documento oficial da Resolução Nº 56 do CONTRAN clicando aqui.

Leia também:

O carro é feio, mas é meu

Série Colecionadores – Manutenção e Seguro

Já está indo? [Compreagora10%]
Entendi Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para coletar dados pessoais e melhorar o uso dos nossos  sites e aplicativos, bem como para  realizar ações de marketing,  de acordo com nossa política de privacidade